Prova de vida
Desde 2012, os segurados do INSS devem comprovar que estão vivos para manter o benefício ativo. O procedimento é obrigatório para todos que recebem seus pagamentos por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético e tem por objetivo dar mais segurança ao cidadão e ao Estado brasileiro, pois evita pagamentos indevidos de benefícios e fraudes.

Quando devo fazer a prova de vida?
A prova de vida é feita anualmente pela rede bancária, que determina a data da forma mais adequada à sua gestão: existem bancos que utilizam a data do aniversário do beneficiário, outros utilizam a data de aniversário do benefício, assim como há os que convocam o beneficiário na competência que antecede o vencimento da prova de vida.
Se estiver no exterior posso comprovar vida?
Sim, os segurados que residem no exterior também podem realizar a comprovação de vida por meio de um procurador cadastrado no INSS e por meio de documento de prova de vida emitido por consulado ou ainda por um Formulário Específico de Atestado de Vida.
O Cartório Internacional realiza a prova de vida para o INSS e diversos outros orgãos Brasileiros. Este procedimento demora aproximadamente de 15 a 20 dias para ficar pronto para ser usado no Brasil, portanto, verifique a data que sua prova de vida precisa ser apresentada e solicite com certa antecedência.
DEPOIMENTOS
POR QUE NOS ESCOLHER?
CONHEÇA MAIS SOBRE NÓS
